
Mais de 1.200 quilos de carne, frango e outros alimentos impróprios para consumo foram apreendidos pela Vigilância Sanitária de Maceió em uma operação de rotina realizada no fim de semana. O balanço foi divulgado nessa segunda (4).
Foram fiscalizados 15 estabelecimentos comerciais. Em um supermercado e quatro laticínios e frigoríficos, os fiscais encontraram à venda alimentos estragados ou com prazo de validade vencido, além de armazenamento inadequado.
Além das condições de armazenamento e do vencimento, são verificadas também as condições de manipulação, conservação e comercialização dos alimentos.
Os produtos recolhidos foram descartados no aterro sanitário da capital e os estabelecimentos que tiveram as mercadorias apreendidas foram notificados, autuados e multados em valores que variam de R$ 180 a R$ 19 mil, conforme a gravidade das infrações cometidas.
Nenhum estabelecimento foi interditado. Os proprietários flagrados em irregularidades foram orientados a corrigir os problemas para que se adequem às normas sanitárias em até 30 dias.
A Vigilância Sanitária pede que a população denuncie estabelecimentos em condições insalubres através do Disque Denúncia do órgão, que funciona todos os dias pelo telefone 3312-5495.