
Presidente Lula (PT) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quarta-feira (8) a lei que amplia a tarifa social da conta de luz para famílias de baixa renda. Segundo o governo, 60 milhões de brasileiros tiveram isenção total e outros 55 milhões tiveram descontos.
Lula sancionou a medida provisória (MP) durante evento no Palácio do Planalto. A proposta foi aprovada em setembro, mas estava prestes a perder a validade. As mudanças na tarifa social entraram em vigor em 5 de julho.
De acordo com o texto aprovado, terão direito à isenção total da conta de luz as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) do governo federal, desde que o consumo não ultrapasse 80 quilowatts-hora (kWh) por mês.
Os consumidores que terão o desconto integral na conta de luz:
Anteriormente, apenas indígenas e quilombolas não pagavam a conta de luz, enquanto famílias de baixa renda tinham desconto.
Também entrou em vigor o novo desconto social na conta de luz para famílias inscritas no CadÚnico, com renda entre meio e um salário mínimo por pessoa e consumo mensal de até 120 kWh.
