
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à Rádio Piatã, da Bahia | Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (9), que as negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre o tarifaço de 50% aplicado pelo presidente norte-americano Donald Trump a produtos brasileiros entraram em uma nova fase.
Segundo Lula, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, telefonou na quarta-feira (8) para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir os próximos passos do diálogo bilateral.
"Agora começa um outro momento. Ainda ontem, o secretário de Estado Marco Rubio ligou para o meu ministro Mauro Vieira, talvez comece a ter conversa a partir de agora. Vamos ver se a gente consegue se acertar. O Brasil não quer briga com os EUA”, disse o presidente em entrevista à rádio Piatã, da Bahia.
Lula relatou que o avanço nas tratativas ocorre após um telefonema entre ele e Trump. O presidente afirmou que o contato direto surpreendeu e marcou uma mudança de tom nas relações entre os dois países.
Em nota, o Ministério de Relações Exteriores disse que a conversa entre Vieira e Rubio foi muito positiva. O texto afirma ainda que os dois países farão uma reunião em data a ser definida.
O Ministro Mauro Vieira manteve hoje contato telefônico com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em seguimento ao telefonema entre os Presidentes Lula e Trump, na 2a-feira, 6/10.
Na ocasião, após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes.
O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos.
