
Foto: Divulgação
O analista de TI da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e escritor Lucas A. Lisboa será um dos destaques da Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2025, onde participará com lançamentos de duas obras literárias e uma palestra sobre Inteligência Artificial e arte.
A palestra, intitulada “O ChatGPT está roubando sua arte?”, acontecerá no dia 1º de novembro (sábado), às 9h, na Sala Tamarindo, e promete atrair tanto o público acadêmico quanto os curiosos por tecnologia e cultura.
Dividida em duas partes, a apresentação abordará conceitos fundamentais de IA e discutirá questões éticas envolvendo o uso das ferramentas generativas.
Dois lançamentos: da desinformação ao surrealismo
Lucas lançará dois livros durante o evento. O primeiro é “Pandemia da desinformação: como as notícias falsas dominaram o debate público”, publicado pela Edufal por meio do Edital 001/2024. A obra é resultado de uma parceria entre professores e alunos da UFPE e analisa o fenômeno das fake news em múltiplas dimensões — lógica, política, científica e social.
O lançamento oficial do livro técnico acontece no dia 8 de novembro, às 16h, no estande da Edufal.
Já o segundo livro, “Subterfúgio Desvairado”, é uma coletânea de contos surrealistas em coautoria com o artista visual Rogério Silva. A obra une literatura e artes visuais em uma experiência estética singular, inspirada em nomes como Salvador Dalí e Murilo Rubião.
O autor fará três lançamentos do livro de contos:
1º de novembro, às 19h – Estande Quilombada
6 de novembro, às 17h – Estande da Secult
8 de novembro, às 19h30 – Praça Dandara (Edufal)
Com uma programação diversificada, Lucas Lisboa promete unir ciência, tecnologia e arte em sua participação na Bienal, reafirmando o papel do conhecimento interdisciplinar como ponte entre o pensamento crítico e a criatividade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

