O líder norte-coreano Kim Jong Un – Foto: CNA via REUTERSREUTERS
Nesta segunda-feira (29), o Serviço de Inteligência Sul-coreano (NIS) afirmou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prepara sua filha adolescente para sucedê-lo na quarta geração da dinastia comunista à frente do país.
Desde 2022 Kim costuma aparecer com sua filha, Kim Ju Ae, sugerindo que quando chegar a hora ela poderá substitui-lo, segundo o informe apresentado aos deputados sul-coreanos. O NIS indicou ainda que o regime norte-coreano tenta avaliar a reação da população a uma possível ascensão de Kim Ju Ae.
O regime norte-coreano "prepara explicitamente Kim Ju Ae como herdeira [política] e isso indica que é a pessoa com maior probabilidade de sucedê-lo", declarou a parlamentar Lee Seong-kweun.
Kim Jong-un, provavelmente nascido em 1983 ou 1984, ainda não tinha 30 anos quando sucedeu a seu pai Kim Jong-il em dezembro de 2011. Sua irmã Kim Yo Jong também é considerada uma personalidade influente.
A Coreia do Norte é governada desde 1948 pela dinastia Kim, também chamada "linhagem Paektu", em homenagem ao nome de uma montanha sagrada considerada o berço do povo coreano e onde, segundo a propaganda oficial, nasceu Kim Jong-il, filho do fundador da dinastia Kim Il-sung.