Destruição no lado de fora do Monumental Colo Colo x Fortaleza — Foto: AFP
A CBF enviou, nesta sexta-feira (11), um documento ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0 sobre o Colo-Colo, pela Libertadores.
Em nota, a entidade demonstrou solidariedade ao Fortaleza e seus torcedores que estavam no estádio Monumental de Santiago. A entidade justificou o pedido em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.
Ainda nesta sexta-feira, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida.
Exclusão
A trágica noite em Santiago pode custar caro ao Colo-Colo. De acordo com o jornal "La Tercera", o clube corre o risco de ser excluído da Libertadores devido aos incidentes no duelo contra o Fortaleza.
De acordo com o regulamento da Conmebol, casos de interrupção de jogos e invasão de campo podem ser punidos com a desclassificação da equipe, desde que o clube seja considerado responsável pelo incidente.
- O clube em questão pode ser desclassificado dos próximos torneios organizados pela Conmebol. A Conmebol tomará futuras medidas conforme corresponda, como a suspensão do clube de qualquer outra competição da Conmebol - diz o trecho do Código Disciplinar citado pelo jornal.
O jogo
O jogo entre Colo-Colo e Fortaleza teve cenas lamentáveis nesta quinta-feira (10), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, no Monumental de Santiago. Fora do estádio, muita confusão e duas mortes confirmadas. Além disso, houve quebra-quebra e invasão ao campo.