Israel concordou com uma série pausas nos combates na Faixa de Gaza, para permitir que crianças pequenas sejam vacinadas contra a poliomielite, de acordo com autoridades israelenses da ONU.
Rik Peeperkorn, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Cisjordânia e Gaza, disse em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29) que a pausa começaria em 1º de setembro e seria dividida em três fases de três dias e por zonas.
“Temos um compromisso preliminar para pausas humanitárias específicas da área durante a campanha”, pontuou, acrescentando que elas serão implementadas primeiro no “centro de Gaza por três dias, seguido pelo sul e depois pelo norte”.
Uma autoridade israelense confirmou à CNN que a vacinação contra a poliomielite em Gaza começará em 1º de setembro. Cada fase da campanha deve levar cerca de sete horas e, durante esse período, as vacinas poderão entrar na área da “pausa” e ser distribuídas.
Basem Naim, membro do escritório político do Hamas, disse que o grupo acolhe a tentativa de pausa nos combates na Faixa de Gaza para implementar uma campanha de vacinação contra poliomielite.
“Estamos prontos para cooperar com organizações internacionais para garantir esta campanha”, acrescentou.