AO VIVO

Houthis ameaçam atacar aeroportos da Arábia Saudita

Rádio Sampaio com Metrópoles
Publicado 03/07/2026
Mohammed Hamoud/Getty Images

 

O grupo Houthis, que controla partes do Iêmen, ameaçou atacar aeroportos e outras instalações vitais na Arábia Saudita, após acusações de violação do espaço aéreo iemenita por aeronaves sauditas. A ameaça foi divulgada pelo porta-voz da organização iemenita, Yahya Saree, nesta sexta-feira (3/7).

“Advertimos o inimigo criminoso saudita contra a repetição de qualquer tentativa de violar o nosso espaço aéreo ou qualquer agressão contra o nosso país, tais ações serão confrontadas com uma resposta abrangente visando os seus aeroportos e interesses vitais em terra e mar”, disse o grupo.

De acordo com Saree, uma formação de aviões da Arábia Saudita teria entrado no país para tentar impedir o pouso de um avião vindo do Irã, com pessoas feridas e doentes, no Aeroporto Internacional de Sanaa.

A Arábia Saudita liderou uma coalizão militar que atuou contra os Houthis no Iêmen até 2022, quando um cessar-fogo foi firmado entre as partes envolvidas no conflito. A organização, por sua vez, é apoiada pelo Irã, rival histórico dos sauditas no Oriente Médio.

O grupo iemenita controla vastas regiões do Iêmen após iniciar uma ofensiva militar em 2014, após o ex-presidente do país, Ali Abdullah Saleh, em 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram