Heleno nega ter participado de plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Por: Rádio Sampaio com CNN
 / Publicado em 10/06/2025

General Augusto Heleno - Foto: Reprodução/CNN

O general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), negou, nesta terça-feira (10), ter participado do plano Punhal Verde e Amarelo, que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Heleno também afirmou não conhecer a minuta do golpe, documento que pedia uma intervenção para anular o resultado da eleição presidencial em 2022, e que nunca participou de reuniões que tratassem sobre os dois temas.

O ex-ministro optou por exercer o direito de permanecer em silêncio durante seu interrogatório no STF e apenas respondeu a perguntas elencadas por sua defesa.

Ele é réu no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Como previsto na Constituição Federal, réus têm o direito de não produzir provas contra si.

Mais cedo, no interrogatório no STF, o advogado de Heleno, Matheus Mayer, chamou a atenção do general e pediu para ele se "ater aos fatos" e responder apenas com "sim ou não" aos questionamentos feitos pela defesa.

A decisão de Heleno de fazer o uso parcial do silêncio foi comunicada logo no início da audiência ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo e responsável por conduzir a sessão.

Ele se recusou a responder às perguntas formuladas por Moraes, pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e por advogados de outros réus, optando por responder apenas às questões feitas por sua própria defesa.

O STF está no segundo dia de interrogatório, nesta terça-feira (10). Os oito réus do chamado "núcleo crucial" da ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022 serão ouvidos, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, o delator tenente-coronel, Mauro Cid, e o ex-ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram