HEA tem programação especial do Maio Amarelo

Foto: José Gabriel

O Movimento Maio Amarelo de conscientização à segurança no trânsito terá programação especial no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. A instituição hospitalar, através do Projeto Preparado a Volta para Casa, organizará palestras nas enfermarias da Ala de Traumas. Em 2022, o Maio Amarelo tem como tema “Juntos Salvamos Vidas” e o objetivo do projeto é alertar pacientes que deram entrada no hospital, a respeito dos cuidados e consequências no dia a dia do trânsito.

No dia 16, a partir das 14h, haverá a primeira rodada de palestras, com a presença do advogado especialista em trânsito, capitão da polícia militar e ex-coordenador da Lei Seca, Emanuel Costa. Logo em seguida acontecerá a palestra da chefe de Educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran /AL), Edira Soares.

A segunda rodada de palestras será no dia 23, também a partir das 14h, com a presença de Carlos Alberto Peixoto, superintendente-adjunto da Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca. Depois será a vez da coordenadora de enfermagem do Samu, Cícera Cristina Cardoso.

A coordenadora do projeto Preparando a Volta para Casa, psicóloga Mônica Leal, considera importante este tipo de trabalho nas enfermarias da ala de trauma do HEA para chamar a atenção de pacientes que tenham sofrido acidentes de trânsito e acompanhantes, para que se transformem em agentes multiplicadores fora do hospital e, ao mesmo tempo, viabilizem um trânsito seguro para todos. Ela ressalta ainda o elevado índice de pacientes vítimas de acidente e sob efeito de álcool.

De acordo com dados do Núcleo de Tecnologia da Informação do hospital de emergência, em 2020 foram 6.424 atendimentos a vítimas de quedas de moto. Em 2021 o número chegou em 5.890, e até abril de 2022, já são 2.085 atendimentos.

“Cerca de 85% das entradas no HEA são provenientes de acidentes de trânsito, especialmente de quedas de moto. A conscientização é necessária para que usem capacete, botas e trafeguem em baixa velocidade. Do total de acidentes de trânsito, aproximadamente 90% têm envolvimento com ingestão de bebida alcoólica. Também é por isso que, há quase um ano, temos uma parceria com o Alcoólicos Anônimos para que de 15 em 15 dias venham fazer palestras nas enfermarias”, argumentou Mônica.

“As iniciativas do projeto Preparando a Volta para Casa são muito importantes. É um trabalho que acontece o ano todo, mas é intensificado neste período de Maio Amarelo como forma de contribuir ainda mais neste processo para redução no número de acidentes no trânsito”, afirmou a gerente do HEA, Bárbara Albuquerque.


Deixe uma resposta