Líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), comenta primeira reunião de Gleisi com a base aliada no Palácio do Planalto - (crédito: Victor Correia / CB / DA Press)
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o projeto da isenção do Imposto de Renda para quem recebe menos de R$ 5 mil será enviado ao Congresso Nacional ainda neste mês. A expectativa é que o Legislativo também vote o orçamento de 2025 ainda em março.
A informação foi repassada nesta terça-feira (11/3), após reunião com a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, no Palácio do Planalto.
Segundo o líder do governo, o Projeto de Lei que prevê a isenção do pagamento do IR para quem recebe até R$ 5 mil de salário já está pronto. O que falta, agora, são as negociações políticas. "O presidente Lula está conversando com os dois presidentes da Câmara e do Senado e nós, líderes, seremos chamados na hora que a proposta estiver pronta para dialogarmos e, assim, conduzirmos a discussão de uma matéria que é fundamental ao país", disse Guimarães. Se aprovada, a isenção passará a valer em 2026.
Já sobre o orçamento, o líder afirmou que o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) prevê a votação na plenário na próxima semana. A Comissão Mista de Orçamento do Congresso voltou a discutir o assunto no dia de ontem e anunciou a votação do projeto para 19 de março. No dia anterior, o relator da matéria, senador Angelo Coronel (PSD-BA), lerá o documento final.
A votação do orçamento de 2025 estava travada no Congresso pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender as emendas parlamentares de comissões. No último dia 3, o STF decidiu, por unanimidade, liberar os repasses, o que destravou a votação.