Governo de Alagoas prorroga decreto da fase amarela por mais 15 dias

Governo de Alagoas prorroga decreto da fase amarela por mais 15 dias

O governador Renan Filho (MDB) prorrogou por mais 15 dias o decreto de distanciamento social controlado em Alagoas. Com isso, as medidas atuais para conter o avanço do novo coronavírus estão mantidas e começam a valer à 0h de sexta-feira (6) até o dia 22 de agosto.

“Pessoal, prorroguei o decreto por mais 15 dias. As atuais medidas para conter o coronavírus no nosso estado precisam ser mantidas para continuar reduzindo as mortes e ocupação de leitos de UTI. Vamos em frente, fazendo cada um a sua parte! Aos poucos, retornaremos ao normal”, publicou o governador.

A fase amarela flexibiliza o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, mas ainda impõem restrições ao setor de eventos.

O estado permaneceu na fase laranja até o dia 9 de julho, quando foi permitida a reabertura de cinemas e teatros, além da ampliação do horário de bares e restaurantes aos fins de semana, mas trazia restrições. Em 22 de julho houve o avanço para a fase amarela.

A fase amarela suspende o limite de horário do funcionamento de centros comerciais e lojas do Centro de shoppings e também a restrição de circulação, que proibia saídas em um horário específico para atividades não essenciais.

A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19 nos hospitais da rede SUS, segue com baixos índices em Alagoas. Segundo o boletim de ocupação diária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desta quinta-feira (5), a taxa é de 27%. Em Maceió o percentual é 25%.

O aumento da vacinação por faixa etária tem contribuído para o controle da pandemia em Alagoas. Em Maceió, a aplicação da primeira dose foi retomada nesta quinta-feira (5), às 14 horas, para pessoas de 25 anos ou mais sem comorbidades. A aplicação da 1ª dose tinha sido suspensa na terça (3) por falta de estoque.

Em Palmeira dos Índios, pessoas com 26 anos ou mais já podem tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19.


Deixe uma resposta