Governo de Alagoas decreta regras mais rígidas de distanciamento social

Governo de Alagoas decreta regras mais rígidas de distanciamento social

O governador Renan Filho (MDB) decretou retorno às regras mais rígidas da fase vermelha a partir de 0h desta sexta-feira (28). O principal motivo foi o aumento de internações nas UTIs por Covid, que chegou a 92% nesta semana. O novo decreto tem validade até 23h59 do dia 10 de junho.

“Houve um crescimento de quase 25% da ocupação dos leitos ao longo de duas semanas. Por isso vamos precisar tomar novas medidas restritivas, para proteger os desavisados, para proteger até aquele que acredita que não vai pegar a forma grave da doença, e, sobretudo, para proteger aquele que está se cuidando”, afirmou o governador em entrevista coletiva.

Confira as principais mudanças nas regras:

  • lojas do centro – de 9h às 17h, sendo proibido novamente o funcionamento aos sábados, domingos, segundas-feiras e feriados
  • lojas de rua e galerias – de 10h às 18h, sendo proibido novamente o funcionamento aos sábados, domingos, segundas-feiras e feriados
  • shoppings – de 11h às 20h, sendo proibido novamente o funcionamento aos sábados, domingos, terças-feiras e feriados
  • bares e restaurantes – de 5h às 20h, de segunda a sexta. Após esse horário e aos sábados e domingos, somente por delivery e pegue & leve
  • praias, calçadões, lagoas, rios e clubes – apenas de segunda a sexta-feira, em pequenos grupos ou individualmente, sendo proibida a permanência nesses locais aos sábados, domingos e feriados
  • teatros, cinemas e museus – proibido o funcionamento
  • restrição de circulação – de 21h às 5h, exceto para serviços essenciais

“A gente entende que essas decisões atrapalham os segmentos econômicos, as pessoas precisam trabalhar para sobreviver, mas nós temos uma responsabilidade com a vida em Alagoas, disso a gente não vai abrir mão. A ciência, mais uma vez, tem demonstrado a necessidade de que a gente contenha essas aglomerações”, disse o secretário da Saúde, Alexandre Ayres.

O governador ainda destacou que houve uma discussão interna para que o horário de fechamento dos bares e restaurantes fosse mais cedo, às 16h, mas que ficou acertado manter até mais tarde, com rigor na fiscalização e recebimento de denúncias, em caso de descumprimento das regras.

“Nessa primeira semana vai ser até 20h, mas o segmento será monitorado para saber se há cumprimento, principalmente por causa das denúncias feitas pela população. O estabelecimento que tiver descumprindo, vai ser fechado e autuado”, explicou Renan Filho.

As fases do distanciamento social

Em junho de 2020, meses depois de a pandemia fazer as primeiras vítimas no estado, o governo de Alagoas desenvolveu o Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado para estabelecer diretrizes a depender do nível de contágio da doença.

O documento determina o que pode e o que não pode abrir, de acordo com a fase em que o estado estiver classificado — são cinco cores: vermelha (mais rígida), laranja, amarela, azul e verde (mais flexível). Contudo, várias regras foram flexibilizadas nos últimos meses.


Deixe uma resposta