Governo de Alagoas autoriza e define regras para retomada de eventos e abertura de parques

Governo de Alagoas autoriza e define regras para retomada de eventos e abertura de parques

O Governo de Alagoas autorizou e publicou o protocolo sanitário para a retomada dos eventos sociais, corporativos e celebrações e para a reabertura dos parques de diversões e aquáticos. As medidas são válidas para todas as atividades do segmento e já estão valendo, conforme publicação em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (30).

A reabertura desse seguimento aconteceria apenas na Fase Verde do Distanciamento Social Controlado, adotado em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas ela foi antecipada quando todos os municípios do estado passaram para a Fase Azul, na última segunda (28).

De acordo com o protocolo, os espaços para eventos sociais e corporativos, em ambientes abertos, devem funcionar com a capacidade máxima de 300 pessoas e cumprir as medidas específicas de segurança, higienização e distanciamento social.

As revistas na entrada do evento devem ser feitas apenas com o uso de detectores de metais. O serviço de manobrista está proibido. Também é preciso seguir o distanciamento entre as mesas.

No palco, o distanciamento mínimo entre as primeiras mesas é de 3 metros. Os clientes podem ficar sem máscara para o consumo de bebidas nas mesas ou em locais reservados para essa finalidade. Para irem ao banheiro, os clientes devem usar máscaras.

Parques

Os parques de diversões e aquáticos devem cumprir as regras específicas de higienização e distanciamento social. A capacidade de público deve ser reduzida em 50%, além de adequar os brinquedos para que haja um distanciamento mínimo de 1,5 m entre os clientes.

Os assentos devem ser ocupados em fila ordenada, do último assento da fila para o primeiro, sendo necessária a orientação do público por funcionários capacitados, a fim de que as pessoas não passem por quem já está sentado.

As superfícies dos brinquedos (gôndolas, boias, esteiras, cabines, travas de segurança, assentos e demais acessórios e superfícies) devem ser higienizadas diariamente antes de iniciar as atividades e após cada uso. Durante o horário de funcionamento o estabelecimento deverá realizar paradas intercaladas para realização da desinfecção das áreas.

Fica proibido o consumo de alimentos de qualquer tipo (incluindo líquidos) nos brinquedos ou áreas comuns não especificamente destinadas à alimentação. Os pratos, copos e talheres devem ser descartáveis.

Os clientes devem retirar a máscara antes de entrar na água, descartando-a ou guardando-a em local seco. Após sair da piscina, a máscara deve ser recolocada.


Deixe uma resposta