
Governador de Alagoas, Renan Filho, detalha as mudanças no distanciamento social controlado — Foto: Reprodução/Facebook
O governador Renan Filho (MDB), em entrevista coletiva online nesta terça-feira (28), anunciou que Maceió vai permanecer na fase amarela do distanciamento social controlado e todos os municípios do interior de Alagoas vão avançar para a fase laranja. As mudanças terão validade por 15 dias.
"Nós resolvemos manter Maceió na faixa amarela para demonstrar que, para vencer a pandemia, a gente ainda precisa do esforço conjunto, coletivo de todos e estamos avançando o interior, que estava dividido em duas faixas [vermelha e laranja]. Agora todo interior avança para a faixa laranja", disse Renan Filho.
Durante a coletiva, o governador falou detalhadamente sobre os números das semanas epidemiológicas que foram registrados desde o início da pandemia. Segundo ele, Maceió, assim como as demais cidades do interior do estado, apresentaram redução na média de óbitos.
Mesmo com a redução das taxas no estado, Renan filho alertou a população para que continue seguindo as medidas de proteção. E não descartou a possibilidade de retroceder fases caso os números voltem a subir.
"Se as pessoas relaxarem com as medidas de proteção individual, de distanciamento social, a pandemia pode voltar a crescer em Alagoas e a evoluir negativamente. E isso vai impor, sem dúvidas, medidas restritivas. Como há um caminho de flexibilizar as ações, de abrir seguimentos econômicos não essenciais, há também, eventualmente, se a situação piorar, a necessidade de voltar às medidas de isolamento mais duras", alertou o governador.
Ele disse ainda que vai enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa (ALE) para que seja aprovada uma lei que reforce a obrigatoriedade do uso de máscaras.
O governador anunciou ainda uma mudança nas regras da fase amarela do distanciamento social.
Segundo Renan Filho, o novo decreto vai permitir a reabertura das academias de ginástica, que só seriam permitidas na fase azul.
De acordo com as regras definidas pela matriz de risco, as academias poderiam reabrir na fase azul com 50% da capacidade. Agora, a reabertura passa a acontecer antes do previsto.
FASE LARANJA
FASE AMARELA
