Governador de Alagoas lança programa Avança Escola 10 em Palmeira dos Índios

Renan Filho, Governador de Alagoas, durante o lançamento do Avança Escola 10 em Palmeira dos Índios

Nesta quinta-feira (07), Palmeira dos Índios sediou a Caravana da Educação de Alagoas, um evento que marcou o lançamento do Avança Escola 10, e que teve como objetivo conhecer e acompanhar de perto o desenvolvimento e a evolução da Educação no estado. O evento aconteceu de forma simultânea para alunos, pais, gerentes, professores e gestores da rede pública, pertencentes à terceira Gerência regional (Gere).

O evento aconteceu pela manhã, na Escola Estadual Humberto Mendes, e contou com a participação do prefeito Júlio Cezar, do governador Renan Filho e do secretário da Educação, Rafael Brito.

Na estrutura do evento teve um palco principal e mais cinco espaços com atividades paralelas para a comunidade escolar. Estandes para troca de experiências e demonstração dos trabalhos realizados em cada escola, áreas interativas, roda de conversa com psicólogos, debate sobre diversidade e equipes para esclarecimentos sobre os projetos. Teve ainda apresentação de alunos indígenas, projetos de robóticas e também capoeira.

Palmeira dos Índios foi a primeira cidade a receber a caravana que pretende percorrer o estado para falar sobre as mudanças e melhorias feitas na educação. Estão sendo lançados novos programas na educação que pretendem valorizar os profissionais da área e alunos, melhorar estrutura física das escolas, merenda escolar e a qualidade do transporte escolar.

“Temos uma melhoria grande dos nossos índices na educação, e agora com esse intercâmbio entre os técnicos da educação e os professores, a nossa ideia é que isso possa avançar ainda mais.” Ressaltou o secretário de Educação do estado, Rafael Brito, que destacou a importância da caravana da educação passar por Palmeira dos Índios.

Renilda Ribeiro, secretária de educação, durante entrevista para a Rádio Sampaio 94.5 FM – Foto: Rádio Sampaio

Em entrevista ao repórter Rafael Santos, da Rádio Sampaio 94.5 FM, a secretária de educação Renilda Pereira destacou as vantagens do programa avança escola 10 para a cidade. “O programa neste regime de colaboração entre estado e município veio para implementar as ações junto as redes municipais. Temos inúmeros convênios firmados com o estado, recentemente recebemos ônibus, vamos receber creche, reformas e ampliações nas escolas. Faço parte desde o inicio do programa, é um orgulho estar recebendo este programa no nosso município.”

O Governador Renan Filho confirmou ao repórter Rafael Santos que o estado passará a custear a construção dos Institutos Federais no Estado. Alagoas tem hoje três institutos aprovados mas não tinha verba para a construção das sedes, entretanto, segundo o Renan Filho, o estado destinará 45 milhões de reais para a construção desses institutos.

Escola 10

O programa Escola 10 é um pacto pela educação do estado, integrando as redes estadual e municipal de ensino. Com o intuito de unir forças para que o ensino público possa melhorar e aumentar o IDEB – índice de desenvolvimento da educação básica.

A intenção do programa é passar por todas as cidades do estado com a caravana da educação.


Deixe uma resposta