O furacão Beryl intensificou-se para uma tempestade “muito perigosa” de categoria 3 na manhã deste domingo (30), enquanto se deslocava em direção a Barbados e as Ilhas de Barlavento, prometendo ventos destrutivos e o aumento de tempestades que podem causar risco de morte, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
O Centro Nacional de Furacões afirma que Beryl deverá ser um furacão de categoria 4, extremamente perigoso- quando atingir as Ilhas de Barlavento no final deste domingo ou na manhã de segunda-feira (1°). O momento inicial do primeiro furacão da temporada é incomum, visto que a data média do primeiro furacão é 11 de agosto.
“Preveem-se danos devastadores do vento onde a parede ocular do Beryl se move através de partes das Ilhas de Barlavento”, disse o NHC. Além disso, uma “tempestade com risco de morte aumentará os níveis da água e da maré em áreas de fluxo terrestre perto de onde Beryl atinge a costa na área de alerta de furacão”.
O furacão está se fortalecendo rapidamente, com ventos aumentando de 56 km/h para 120 km/h em menos de 24 horas. A intensificação rápida é definida como um aumento do vento de 56 km/h ou mais em um período de 24 horas.