Fim de semana deve ter chuva em boa parte do país; veja previsão por região

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 21/03/2025

Foto: Alina Souza/Correio do Povo Memória

O primeiro fim de semana do outono deve ter a volta de manhãs frescas e chuva em grande parte do país. A nova estação teve início às 6h01 de quinta-feira (20) e deve ser de temperaturas acima da média em boa parte do país.

Para o fim de semana, Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que algumas regiões podem ter mudança no tempo ao longo do fim de semana.

Ele detalha a previsão para cada uma das regiões nos próximos dias:

Sul

Aos poucos, a área de alta pressão que vinha mantendo o tempo firme e frio pela manhã vai se deslocando para o oceano.

Esse movimento deve gerar duas consequências principais no clima na região:

  • Aumento nas temperaturas - as temperaturas devem voltar a subir, principalmente durante a parte da tarde. Está previsto o retorno dos dias de amplitude térmica, isto é, com manhãs e noites mais frias e tardes mais quentes.
  • Retorno da chuva - no sábado (22), alguns locais em Santa Catarina e no Paraná podem ter chuva pontualmente forte. No domingo (23), volta a chover também no Rio Grande do Sul.

Sudeste

O tempo deve seguir semelhante ao observado nos últimos dias, com manhãs já um pouco mais frescas e o retorno da amplitude térmica característica do outono.

No domingo, pode voltar a chover forte, principalmente em São Paulo. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais, a chuva deve perder força ao longo dos próximos dias.

"Desde quinta (19) bem chovendo forte em parte desses três estados. A previsão é que as chuvas diminuam no fim de semana e que a temperatura também volte a subir", detalha Luengo.

Centro-Oeste

A previsão é de calor e pancadas isoladas na região. De acordo com Luengo, pode chover forte, principalmente no Mato Grosso.

"Como vai ser bastante isolado, não dá para descartar chuva forte nas quatro capitais do Centro-Oeste", comenta Luengo.

Norte e Nordeste

O clima segue bastante parecido com o observado nas últimas semanas nas regiões, com a atuação constante da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Tocantins e oeste da Bahia são os locais que devem registrar as chuvas mais fortes. Já no Acre, a chuva deve dar uma trégua.

Tendências para o outono

A transição entre o verão e o inverno, normalmente caracterizada por chuvas mais escassas no interior do Brasil e temperaturas amenas, vai se estender até às 23h42 de 20 de junho.

De acordo com a Climatempo, a tendência para o outono de 2025 é uma estação de chuvas dentro da média e temperaturas acima do esperado para esse período do ano.

Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, destaca que, apesar do calor previsto, o país deve ter dias de grande amplitude térmica. Além disso, é mais improvável a ocorrência de ondas de calor durante os meses de outono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap