Fila do INSS bate novo recorde e ultrapassa 2,8 milhões de pedidos em outubro

Rádio Sampaio com BandNews TV
Publicado 20/11/2025
Sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília | Divulgação/Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasilinss

A fila de análise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingiu um novo recorde histórico em outubro, com 2,862 milhões de solicitações pendentes. O número representa uma alta de 3,02% em relação a setembro, quando havia 2,778 milhões de pedidos aguardando resposta.

Segundo dados do próprio INSS, a maior parte das solicitações é de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que soma 1,140 milhão de pedidos. Já os benefícios por incapacidade — como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez — representam aproximadamente 1,3 milhão de casos na fila.

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia se comprometido a reduzir o acúmulo de pedidos no órgão federal. No entanto, em outubro, o INSS suspendeu o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), criado justamente para acelerar a análise dos requerimentos. Em ofício, o presidente do instituto, Gilberto Waller Junior, justificou a interrupção pela falta de recursos orçamentários.

Evolução recente da fila do INSS:

  • Agosto: 2,626 milhões

  • Setembro: 2,778 milhões (+5,79%)

  • Outubro: 2,862 milhões (+3,02%)

Com o novo aumento, o volume de pedidos à espera de análise chega ao maior patamar já registrado pelo órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram