Imagem: ilustração
O Brasil registrou aumento nos casos de feminicídio e estupro ao longo de 2024, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O levantamento faz parte do Mapa da Segurança Pública, que traça um panorama nacional das principais ocorrências criminais.
De acordo com o relatório, o número de feminicídios no país aumentou 5,4% em comparação com 2023. O crime, caracterizado pelo assassinato de mulheres motivado por questões de gênero, segue sendo uma preocupação crescente para as autoridades. Além disso, os casos de estupro também apresentaram alta, com um crescimento de 3,8% no mesmo período.
Por outro lado, os dados apontaram queda em outras modalidades criminosas. Os roubos a bancos, de cargas e de veículos tiveram redução expressiva em relação ao ano anterior. Os assassinatos e as mortes por intervenção policial também caíram, reforçando a tendência de diminuição da letalidade violenta observada nos últimos anos.
O balanço do governo federal revelou ainda que, em 2024, houve aumento na quantidade de drogas apreendidas em todo o país, enquanto a apreensão de armas de fogo diminuiu.
As autoridades ressaltam que o crescimento dos crimes contra a mulher exige políticas públicas mais eficazes e reforço nas ações de prevenção e combate à violência de gênero. O governo destacou que a queda de outros crimes patrimoniais é resultado de investimentos em tecnologia e inteligência policial.
O relatório completo está disponível no portal do Ministério da Justiça e reforça a importância de ações integradas entre segurança pública, saúde, educação e assistência social para enfrentar a violência de forma ampla e eficaz.