Solenidade contou com a presença dos alunos selecionados para o programa, que prevê a formação de eletricistas em redes de distribuição de energia elétrica - Foto: Assessoria
A Equatorial Alagoas realizou nesta segunda-feira (4) a aula inaugural do Programa Escola de Eletricistas 2025 nos municípios e Arapiraca e Maceió. Em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), a ação de qualificação profissional integra a plataforma E+ de Sustentabilidade da Equatorial. E é uma iniciativa do E+ Profissional que tem o objetivo de capacitar, de maneira totalmente gratuita, jovens e adultos para atuação no setor de distribuição de energia elétrica.
Além dos 50 alunos selecionados para a formação e divididos em duas turmas – Arapiraca (25) e Maceió (25) – a solenidade contou com a presença de representantes da concessionária e do Sistema FIEA. Em Arapiraca, a aula inaugural foi realizada no teatro do Senai, localizado no Bairro Primavera, e a turma de Maceió no Senai Poço.
Na oportunidade, o gerente de Serviços Técnicos Comerciais da Equatorial Alagoas, Maycon Keydell, destacou a importância que a Equatorial dá a qualificação profissional e contribui para a transformação de vidas.
“Acreditamos que a Escola de Eletricistas é uma iniciativa importantíssima que contribui para a geração de empregos no setor elétrico, que tem uma necessidade de mão de obra muito grande e exige profissionais qualificados. Até 2024 já havíamos certificado mais de 200 novos profissionais e agora em 2025 ofertamos vagas para 75 novos eletricistas. Sabemos que o futuro do nosso estado depende do bom fornecimento de energia elétrica e é por isso que investimos em educação de qualidade, para ofertar cada dia mais um melhor serviço à população. Eu fico muito feliz em estar aqui e tenho certeza que hoje é apenas o início de uma trajetória de sucesso na vida de todos vocês”, destacou Maycon..
Lucas Pereira, um dos alunos selecionados para a Escola de Eletricistas em Arapiraca, conta sua expectativa com essa oportunidade. “A expectativa é a melhor possível. Consegui entrar em um ramo de atuação profissional tão nobre e agora quero aproveitar a oportunidade que a Equatorial tem aberto com esse curso para me qualificar profissionalmente e dar um futuro melhor para minha família”, pontuou Lucas, aproveitando o momento para agradecer.
A Escola de Eletricistas é um programa de qualificação profissional gratuito ofertado pelo Grupo Equatorial que forma eletricistas de rede de distribuição de energia elétrica. A capacitação tem carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas de curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental. A duração aproximada do programa é de três meses e meio e, durante o período, a Distribuidora oferta ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação. Em 2024, a Escola de Eletricistas ofereceu 75 vagas em Alagoas, distribuídas nos municípios de Maceió e Arapiraca.
Por: Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas