Dafne Orion e Ronaldo Medeiros- Reprodução Folha de Alagoas
Em Alagoas, o Partido dos Trabalhadores (PT) está vivenciando uma disputa interna pela presidência do Diretório Estadual. O pleito será neste domingo (6) - e estão na disputa o deputado estadual Ronaldo Medeiros e a presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Dafne Orion, além de Paulo Henrique Barbosa Mateus.
Com 38 mil filiados aptos a votar, a escolha acontece em meio a uma série de denúncias - que vão desde o uso indevido de recursos da legenda, até a uma suposta contratação irregular do filho do atual presidente regional, advogado e ex-vereador Ricardo Barbosa.
Uma reportagem publicada pelo jornalista Wadson Correia, em seu canal Jornalismo Investigativo, cita um suposto esquema de desvio de dinheiro público e irregularidades financeiras. Nas denúncias apresentadas pela reportagem, são citados nomes de integrantes da executiva - que teriam sido beneficiados com esses recursos, e até mesmo um secretário de estado.
Essa situação intensifica ainda mais a disputa entre os grupos do deputado Paulão, que está no comando do partido há cerca de 30 anos, e o grupo ligado ao deputado estadual Ronaldo Medeiros.
Interior
Nos municípios, a disputa também está acirrada. Segundo maior colégio eleitoral do estado, Arapiraca tem três candidatos concorrendo à presidência do Diretório Municipal.
Joãozinho Braúna, atual presidente municipal do partido, busca à reeleição. Ligado ao deputado federal Paulão, Joãozinho apoia Dafne Orion na disputa estadual. São candidatos de oposição, o professor Clébio Araújo e o Sindicalista Jade Albuquerque.
Clébio e Jader estão com Ronaldo Medeiros, que disputa a presidência estadual da legenda.