Eleição no Uruguai: Pepe Mujica participa de comício e emociona com discurso em tom de despedida

Por: Rádio Sampaio com SBT News
 / Publicado em 22/10/2024

Pepe Mujica | Reprodução/Youtube

A menos de uma semana da eleição presidencial no Uruguai, marcada para 27 de outubro, o ex-presidente Pepe Mujica fez uma aparição surpresa durante um comício da coalizão de esquerda Frente Ampla, na Praça 1º de Maio, em Montevidéu.

Mujica emocionou o público ao declarar o seu apoio ao candidato da chapa, o progressista Yamandú Orsi, em um discurso visto por muitos como uma despedida. O ex-mandatário de 89 anos de idade anunciou recentemente que precisou passar por um tratamento de radioterapia contra o câncer de esôfago e que foi submetido a uma gastrostomia para poder se alimentar.

“É a primeira vez nos últimos 40 anos que não participo de uma campanha eleitoral. E eu faço isso porque estou lutando contra a morte. Porque estou no final da partida, absolutamente convencido e consciente”, disse.

“Até sempre! Dou meu coração a vocês. Muito obrigado. Tenho que agradecer à vida, porque quando esses braços se forem, haverá milhões de braços. Obrigado por existirem.”, declarou.

De acordo com as últimas pesquisas eleitorais, o candidato da esquerda, Yamandú Orsi, da Frente Ampla, está à frente nas intenções de voto para suceder o atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Orsi, apoiado por Pepe Mujica, figura histórica do país, tem concentrado seu discurso em políticas sociais, defendendo o combate à desigualdade e à insegurança, sem aumentar os impostos.

Embora as pesquisas apontem Orsi como líder, com até 47% das intenções de voto, elas também sugerem que a eleição deve ser decidida em um segundo turno. Seu principal oponente, Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional e ex-chefe de gabinete de Lacalle Pou, conta com cerca de 32% dos votos. Caso nenhum deles obtenha 50% dos votos, o segundo turno está previsto para 24 de novembro.

As propostas dos candidatos destacam suas visões opostas para o futuro do Uruguai. Orsi, que propõe uma “esquerda moderna”, quer focar no crescimento econômico enquanto combate a pobreza e a insegurança. Ele também é favorável à manutenção das relações comerciais com o Mercosul e prefere evitar conflitos entre grandes potências.

Já Álvaro Delgado promete continuar a política de Lacalle Pou, com um forte enfoque na segurança pública e na soberania comercial. Uma de suas principais propostas é negociar acordos bilaterais com a China e flexibilizar as regras do Mercosul para garantir mais autonomia comercial ao Uruguai.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram