Donald Trump impõe tarifas à Argentina

Por: Rádio Sampaio
 / Publicado em 16/02/2025

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, durante o evento conservador America First Policy Institute Gala, realizado em Mar-a-Lago, na Flórida, em 14 de novembro de 2024 — Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas de 25% sobre o aço e alumínio da Argentina, desafiando a estratégia diplomática do presidente argentino, Javier Milei, que tem buscado estreitar laços com o líder americano. A medida impacta diretamente a economia argentina, que foi o sétimo maior fornecedor de alumínio aos EUA no ano passado, segundo o Census Bureau.

Trump também determinou estudos para a aplicação de tarifas recíprocas a países que impõem impostos elevados sobre produtos americanos. A Argentina, uma economia altamente protecionista, pode ser duramente afetada, pois seu comércio bilateral com os EUA alcança quase US$ 30 bilhões anuais.

A decisão testa a estratégia de Milei, que tem se posicionado como um forte aliado de Trump, participando de eventos conservadores nos EUA e defendendo um acordo de livre comércio com Washington. No entanto, a medida mostra que afinidade política pode não ser suficiente para evitar sanções comerciais.

Em busca de solução, Milei tentará um encontro com Trump na Conservative Political Action Conference (CPAC) na próxima semana. As tarifas entram em vigor em 12 de março, e os estudos sobre tarifas recíprocas devem se estender até abril, abrindo uma janela para negociação. No passado, Trump concedeu isenções tarifárias à Argentina e ao Brasil, mas desta vez afirmou que as novas tarifas serão aplicadas “sem exceções ou isenções”.

A economia argentina já enfrenta desafios significativos, incluindo inflação de 84,5% ao ano e dependência de exportações de metais. Empresas como Aluar e Tenaris SA podem ser afetadas diretamente pelas tarifas.

Pesquisas indicam que os argentinos estão divididos sobre a reeleição de Trump. Um levantamento da AtlasIntel mostrou que 60% temem as tarifas, enquanto apenas 37% acreditam que Trump beneficiará o país. O futuro da relação entre os dois governos dependerá das próximas negociações e do impacto econômico das novas sanções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap