Dez dias após apresentar um problema técnico logo depois de decolar do aeroporto da Cidade do México com Lula dentro, o avião presidencial ainda está parado naquele país.
Segundo fontes do governo brasileiro, a aeronave está passando por reparos e por uma inspeção do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
De acordo com a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, enquanto o avião presidencial ainda está no México, Lula tem usado uma aeronave alternativa da FAB, sem adaptação com suíte e assentos, para viajar pelo Brasil.
Em entrevista à rádio O Povo, do Ceará, nesta sexta-feira (11), Lula revelou que o Governo comprará "alguns aviões" oficiais para ele e ministros do governo se locomoverem.
“Desse problema tiramos uma lição. Vamos comprar não apenas um avião, mas alguns aviões”, disse o presidente. “É um risco que a gente não pode passar. Precisamos nos preparar e não ser pegos de surpresa. Pedi para o ministro da Defesa me fazer uma proposta”, completou.