Deputados federais prometeram combater manifestações eróticas nas universidades federais, nesta sexta-feira (18), após a repercussão nas redes sociais de um vídeo de uma palestra realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No evento, realizado nesta quinta-feira (17), a cantora travesti Tertuliana Lustosa dança em cima de cadeira e expõe os glúteos.
As cenas obscenas da apresentação levaram o presidente da Comissão de Educação, Nikolas Ferreira (PL-MG), a acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para apurar possíveis crimes ocorridos durante o I Encontro de Gênero, na UFMA. O parlamentar mineiro destacou que discutirá todas as “medidas cabíveis” na Comissão de Educação. “Aguardaremos as apurações e as providências que serão tomadas pela PGR”, concluiu.
O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) decidiu convocar o ministro da Educação, Camilo Santana, para prestar esclarecimentos sobre a apresentação na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O requerimento precisa ser aprovado no colegiado.
Segundo o documento, a apresentação gerou “grande polêmica”, uma vez que envolveu a exposição de partes íntimas durante uma palestra, o que levantou questionamentos sobre a adequação desse tipo de conteúdo em um ambiente educacional público. O deputado argumenta que a apresentação pode ter violado princípios constitucionais e normativos relacionados à educação, como o respeito à moralidade e aos valores sociais, familiares e éticos.