
Imagem: ilustração
O ano de 2023 obteve o maior número de denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet. Ao todo, foram 71.867 queixas, marca 28% maior que o recorde anterior, 56.115, registrado em 2008. Houve também um aumento de 77,1% em relação a 2022. Os dados são da organização não governamental (ONG) Safernet.
O aumento das denúncias, segundo o ONG, se deve às demissões em massa realizadas pelas big techs, que atingiram as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo de algumas plataformas; à proliferação da venda de imagens de nudez e atos sexuais autogeradas por adolescentes; e ao uso de inteligência artificial (IA) para a criação desse tipo de conteúdo.
Além das denúncias de abuso e exploração sexual infantil, houve uma alta de 252,25% de queixas de xenofobia, que estariam relacionadas com a guerra que ocorre na Faixa de Gaza, na Palestina e no Oriente Médio.
De acordo com a Safernet, denúncias de racismo, misoginia e demais crimes têm um aumento em anos eleitorais, como foi registrado em 2018, 2020 e 2022.
