Decreto que permite comércio e bares aos fins de semana começa a valer nesta sexta (25)

Foto: Ailton Cruz

Começam a valer nesta sexta-feira (25) as novas regras de distanciamento social controlado em Alagoas. O mais recente decreto da fase vermelha amplia funcionamento de bares, restaurantes, comércio e shoppings, permitindo que abram aos fins de semana e feriados.

As praias e os calçadões agora estão liberados todos os dias. A restrição de circulação também foi reduzida, ficando autorizado sair de casa entre 23h e 5h somente para realização de serviços essenciais.

As medidas ficam em vigor até as 23h59 do dia 8 de julho (veja mais abaixo as principais mudanças).

A flexibilização acontece em um momento em que os casos confirmados de Covid seguem em alta, apesar de a média móvel de mortes por Covid se manter em estabilidade.

Desde o início da pandemia até esta quinta (24), o estado acumula 212.471 casos confirmados e 5.218 mortes por Covid.

As principais mudanças na fase vermelha

  • Bares e restaurantes – funcionam todos os dias. 5h às 22h, de segunda a sexta-feira; de 5h às 20h, fim de semana e feriado. Após esses horários é permitido o funcionamento somente por delivery e no esquema ‘pegue & leve’

  • lojas do centro – de 9h às 17h, todos os dias

  • lojas de rua e galerias – de 10h às 18h, todos os dias

  • shoppings – de 11h às 20h, todos os dias

  • praias, calçadões, lagoas, rios e clubes – autorizados todos os dias, inclusive fins de semana e feriados

  • Academias e centros de ginástica – podem funcionar das 5h às 22h

  • Servidores públicos com comorbidade – o retorno desses funcionários ao trabalho foi permitido, desde que tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19.

O Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado determina o que pode e o que não pode abrir, de acordo com a fase em que o estado estiver classificado — são cinco cores: vermelha (mais restritiva), laranja, amarela, azul e verde (mais flexível).

Contudo, desde que o estado retrocedeu da fase azul e voltou para a fase vermelha, em março, as regras vêm sendo flexibilizadas cada vez mais, mesmo com a permanência na fase que deveria ser a mais rígida.


Deixe uma resposta