
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) | Divulgação/Geraldo Magela/Agência Senado
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu, na quinta-feira (9), durante sessão da CPMI do INSS, a importância dos sindicatos enquanto instituições representativas, mas afirmou que é preciso promover uma “limpa” nas direções para combater irregularidades e recuperar a confiança dos filiados.
Segundo a parlamentar, a comissão não deve enfraquecer os sindicatos, mas sim atuar para garantir que eles cumpram seu papel social com transparência. Damares propôs a realização de auditorias e revisões estatutárias nas entidades, ressaltando que a renovação das lideranças é essencial para restaurar a credibilidade do movimento sindical.
“Hora de vocês fazerem uma limpa nos seus sindicatos”, afirmou a senadora, dirigindo-se às lideranças sindicais. Ela também criticou o que classificou como “excessos e patrimônios ostentados” por alguns dirigentes ouvidos pela CPMI, defendendo a apuração rigorosa e a recuperação de bens obtidos de forma ilícita.
Durante a sessão, Damares mencionou a presença do presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho — sindicato ligado a Frei Chico, irmão do ex-presidente Lula — e criticou o silêncio do depoente diante das perguntas dos parlamentares.
“Fiquei alarmada com tanta roubalheira que descobrimos. Tanta falcatrua e roubo dos aposentados não pode ficar impune”, afirmou.
A senadora adiantou que pretende propor, como encaminhamento da CPMI do INSS — que investiga fraudes contra aposentados —, uma revisão ampla do movimento sindical brasileiro. “Tem que tirar todas essas lideranças que se envolvem em coisas erradas dessas entidades. E esse movimento tem que começar agora, pela base, por quem é filiado. Mas podem ter certeza de que vamos também propor mudanças na legislação”, concluiu.

