Curta-metragem de Alagoas é selecionado para concorrer no Festival de Gramado

Curta-metragem de Alagoas é selecionado para concorrer no Festival de Gramado

O filme Trincheira, do diretor alagoano Paulo Silver, foi selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros, dentro da programação do 48º Festival de Cinema de Gramado (RS). Foram 428 trabalhos inscritos e apenas 13 selecionados.

Pela primeira vez uma produção alagoana participa do festival gaúcho. O curta é uma ficção com quase 15 minutos de duração e concorre em 10 categorias entre elas melhor filme, melhor direção, ator e atriz, melhor roteiro e trilha musical.

O curta conta a história de um garoto, interpretado por Gabriel Xavier, que observa o imponente muro de um condomínio de luxo de um aterro de lixo e usa a imaginação para construir seu mundo fantástico com os materiais que encontra pelo caminho.

O diretor Paulo Silver, de 28 anos, comemora a participação num evento que é referência nacional.

“É muito gratificante ver o trabalho de quatro anos chegando a um público que a gente nem imaginava. Em 2016, quando fomos selecionados para participar do IV Edital do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, do Governo do Estado, não imaginávamos a proporção que o filme alcançaria. Hoje, ele ganhou vida própria e está sendo visto por muita gente, conquistando diferentes públicos. Isso é motivo de muita satisfação para toda a equipe”, disse Silver.

Trincheira já participou de mais de 20 festivais e acumula 12 premiações, duas delas dedicadas ao ator mirim Gabriel Xavier.

Além do disputado Troféu Kikito, o vencedor na categoria Melhor Filme receberá um prêmio no valor de R$ 6.500, e os demais, R$ 1 mil cada. Os curtas-metragens serão exibidos no Canal Brasil e ficarão disponíveis por 24h por serviço de streaming.

O 48º Festival de Cinema de Gramado (RS) será realizado de 18 a 26 de setembro, de forma online.


Deixe uma resposta