O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou a expansão “ilimitada” das forças nucleares do país, que enfrenta uma crescente tensão com o vizinho, Coreia do Sul. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18/11) pela mídia estatal norte-coreana.
Além disso, o presidente norte-coreano afirmou que um possível conflito contra a Coreia do Sul não é “algo de um futuro distante”. Portanto, Kim reiterou que “a preparação para a guerra é a mais importante e vital de todas as tarefas” das forças armadas do país.
A possibilidade de uma expansão nuclear da Coreia do Norte surge em meio a meses de tensão envolvendo a Coreia do Sul e aliados de Seul, como Estados Unidos e Japão.
Segundo Kim Jong-un, a cooperação militar entre os três países é um risco para a paz na região, e está “revelando mais claramente sua natureza ameaçadora”.
Recentemente, o temor de que uma guerra possa explodir na península coreana fez com que o governo da Coreia do Norte anunciasse a expansão do exército no país. Diversos testes com mísseis balísticos também foram realizados, sob ordem de Kim.