Nesta quarta-feira (14), os talibãs celebraram o terceiro aniversário de seu retorno ao poder no Afeganistão com um desfile militar na antiga base americana de Bagram, onde o primeiro-ministro Hassan Akhund prometeu “manter o rumo da lei islâmica”.
Centenas de convidados compareceram à base, que fica 50 quilômetros ao norte da capital Cabul, para um desfile de mais de uma hora de duração. O desfile contou com helicópteros, caminhões, lançadores de foguetes e blindados de origem soviética e com equipamentos americanos recuperados pelos talibãs após sua vitória em 2021.
Em um discurso ao público, o primeiro-ministro afegão Hassan Akhund defendeu a manutenção das políticas islamistas aplicadas até o momento, muito criticadas pela comunidade internacional.
“Nossos dirigentes devem ter consciência de que nossos deveres não cessaram com a jihad (guerra santa). Agora temos a responsabilidade de manter o rumo da lei islâmica”, afirmou Akhund.
Em 15 de agosto de 2021, os talibãs entraram em Cabul, o que provocou a fuga do governo e o colapso da aliança ocidental liderada pelos Estados Unidos que havia expulsado o grupo do poder 20 anos antes.
A vitória é celebrada um dia antes, seguindo o calendário afegão (e persa).