Foto: Ana Paula Lins/Ascom Seduc
Cinquenta estudantes da rede estadual receberão medalhas pelo seu desempenho na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBFEP). A cerimônia ocorre na próxima quarta-feira (14), a partir das 10h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, com a presença de 84 estudantes medalhistas das redes estadual, municipais e federal. Três professores e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste também serão premiados no evento.
Ao todo, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos para participarem da edição 2023 da OBFEP. Esse quantitativo fez com que o estado fosse o terceiro maior em número de escolas inscritas na olimpíada.
Segundo dados da coordenação local da OBFEP, Alagoas, com 83 escolas cadastradas, ficou atrás apenas de São Paulo (212 escolas) e do Ceará (223 escolas), empatando no terceiro lugar com Pernambuco e Piauí, que também tiveram, cada um, 83 instituições cadastradas na competição. Em todo o Brasil, 1.330 escolas garantiram vaga na disputa.
Deste quantitativo de 17.597 estudantes inscritos na edição 2023, 1.406 foram do 9º ano do ensino fundamental; 5.869 da 1ª série do ensino médio; 5.400, da 2ª série; 4.785, da 3ª série; e 137, da 4ª série. “Dentre as escolas cadastradas, 70 são da rede estadual e 5 são das redes municipais, enquanto o Instituto Federal de Alagoas inscreveu oito unidades”, informa o Professor Samuel Teixeira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da olimpíada.
Promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o interesse pela física entre os estudantes da rede pública. Os estudantes melhores classificados recebem medalhas e concorrem a bolsas de iniciação científica.
Em Alagoas, a olimpíada é organizada pelo Instituto de Física da Ufal e conta com o apoio da Seduc, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Secretarias Municipais de Educação (Semeds).
*Com Ascom Seduc