Chuva de meteoros pode ser vista no céu de Alagoas nesta semana

Chuva de meteoros pode ser vista no céu de Alagoas nesta semana

Uma chuva de meteoros Eta Aquáridas pode ser vista no céu de Alagoas nesta semana. De acordo com o Observatório Astronômico Genival Leite Lima, do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (CECITE), o melhor horário para visualização é depois da meia-noite, em locais afastados das luzes da cidade.

O fenômeno começou em 19 de abril e deve ser visível até 28 de maio, mas seu pico ficou concentrado entre os dias 4, 5 e 6 deste mês, sendo possível observar até 30 meteoros por hora.

A chuva de meteoros está associada aos detritos do cometa Halley, um cometa periódico, visível na Terra a cada 75 anos e conhecido pela alta velocidade de seus meteoros.

“O termo chuva dá impressão de que irá se ver no céu um grande número de meteoros a cada segundo. Certamente não será isso o que irá acontecer. A frequência típica de uma chuva de meteoros é de alguns poucos, talvez algumas dezenas por hora e espalhados numa grande área do céu”, explica o professor Adriano Aubert Barros.

Portanto, é preciso um somatório de boas condições para visualizar o fenômeno, já que a luminosidade da cidade ofusca a visão e o tempo nublado acaba deixando o céu encoberto.

“Para melhores condições de observação, a pessoa deve procurar um local escuro, longe das luzes ofuscante da cidade e torcer para que as nuvens não impeçam as visualizações dos meteoros. O melhor horário é após a meia-noite”, afirma.

Outro fator que contribui para que o fenômeno seja visto de Alagoas é que a taxa de meteoros é maior no Hemisfério Sul do que no Hemisfério Norte.

“Estamos em uma boa latitude para observar essa chuva, mas é como disse, será preciso São Pedro ajudar e procurar um local escuro para poder ver mais meteoros. De dentro da cidade, somente os muito brilhantes, que não são muitos”, sugere o professor.


Deixe uma resposta