Allan Fagner / Ascom SSP-AL
O governo federal iniciará nesta semana o envio de mensagens para celulares roubados e furtados, solicitando a devolução dos aparelhos em delegacias. A ação faz parte do programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, inspirado em uma iniciativa do governo do Piauí.
Os avisos serão enviados via WhatsApp ou SMS e terão um tom orientativo, sem ameaças de processo. O objetivo é conscientizar pessoas que possam ter comprado aparelhos com restrição sem saber.
Desde seu lançamento, em dezembro de 2023, o Celular Seguro já emitiu 121 mil alertas de bloqueio e conta com 2,6 milhões de usuários. Recentemente, o programa foi atualizado com um "Modo de Recuperação", permitindo a identificação de novos chips inseridos em celulares bloqueados. Com isso, o sistema pode enviar mensagens ao portador do aparelho usando o código IMEI.
Para se cadastrar no Celular Seguro, basta baixar o aplicativo, fazer login com a conta gov.br e registrar o aparelho. O serviço também permite indicar pessoas de confiança para auxiliar em casos de roubo ou furto.