Câmara aprova projeto que veda termo ‘leite’ em produtos vegetais

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 03/03/2026

Getty Images

 

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (2/3), um projeto de lei que proíbe o uso das palavras “leite”, “carne” e “mel” em produtos de origem vegetal. A exceção são aqueles com uso consagrado por seu uso corrente. O projeto agora será analisado pelo Senado.

De autoria da ex-deputada e senadora Tereza Cristina (PP-MS), o projeto tenta evitar que o consumidor confunda “qualquer suco vegetal branco ou esbranquiçado” com leite. Segundo o texto, só poderá usar a palavra leite “produto da secreção mamária das fêmeas mamíferas, proveniente de uma ou mais ordenhas, sem qualquer adição ou extração”.

Dessa forma, a embalagem precisará dizer claramente a natureza do produto. Além disso, fica proibido usar desenhos, fotos ou símbolos que enganem o olhar do consumidor, fazendo-o pensar que está levando proteína animal quando não está.

“Além de criar uma concorrência dos produtos de origem vegetal com os de origem animal, o consumidor é induzido a crer que, ao adquirir um produto de origem vegetal, está ingerindo alimento similar ao leite de mamíferos quando, na verdade, está ingerindo extratos, sucos e farinhas, que não possuem o mesmo caráter nutricional do leite e dos seus derivados”, diz o projeto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link