Foto: Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ)
Na sessão da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira (9), a proposta apresentada pelo vereador e presidente Madson Monteiro (PV) foi aprovada, tornando a Vaquejada patrimônio cultural e imaterial de Palmeira dos Índios. A decisão é um reconhecimento significativo da importância da atividade para a identidade local e para a cultura nordestina e também abrange a Cavalgada dentro do âmbito municipal.
"Com esta aprovação, além de preservar e valorizar as práticas, a Câmara Municipal de Palmeira dos Índios busca promover iniciativas que incentivem a realização de eventos ligados à Vaquejada e a Cavalgada fomentando a economia local e atraindo turistas interessados nas tradições sertanejas", afirmou Madson.
O vereador enfatizou que este reconhecimento oficial, como patrimônios imateriais, é um passo importante para garantir que futuras gerações possam conhecer e vivenciar essa tradição.
A aprovação da proposta ocorre em um momento em que diversas cidades do Brasil têm buscado fortalecer suas identidades culturais, destacando a importância de se valorizar as práticas que fazem parte da história e do cotidiano de suas comunidades.
Texto: Carlo Bandeira