Câmara aprova projeto que torna a Vaquejada como Patrimônio Cultural e Imaterial de Palmeira dos Índios

Por: Alagoas na Mídia
 / Publicado em 10/04/2025

Foto: Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ)

Na sessão da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira (9), a proposta apresentada pelo vereador e presidente Madson Monteiro (PV) foi aprovada, tornando a Vaquejada patrimônio cultural e imaterial de Palmeira dos Índios. A decisão é um reconhecimento significativo da importância da atividade para a identidade local e para a cultura nordestina e também abrange a Cavalgada dentro do âmbito municipal.

"Com esta aprovação, além de preservar e valorizar as práticas, a Câmara Municipal de Palmeira dos Índios busca promover iniciativas que incentivem a realização de eventos ligados à Vaquejada e a Cavalgada fomentando a economia local e atraindo turistas interessados nas tradições sertanejas", afirmou Madson.

O vereador enfatizou que este reconhecimento oficial, como patrimônios imateriais, é um passo importante para garantir que futuras gerações possam conhecer e vivenciar essa tradição.

A aprovação da proposta ocorre em um momento em que diversas cidades do Brasil têm buscado fortalecer suas identidades culturais, destacando a importância de se valorizar as práticas que fazem parte da história e do cotidiano de suas comunidades.

Texto: Carlo Bandeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram