Bebê arapiraquense com doença rara é transferido para UTI da Santa Casa, em Maceió

Foto: Divulgação / Redes Sociais

O bebê João Arthur, de apenas três meses, foi transferido, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Arapiraca, para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, na tarde desta quarta-feira (23).

A família da criança vinha lutando para conseguir a vaga na UTI do hospital da capital. João Arthur foi diagnosticado com fibrose cística, doença rara, que corresponde a um transtorno hereditário com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo.

Segundo os pais do menino, Andresa e João, ele precisava de um hospital com especialista em gastropediatria e que tivesse cirurgião. Na Santa Casa de Misericórdia, em Maceió, João Arthur fará exames e será submetido a um tratamento clínico ou cirúrgico.

O Secretário Estadual de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, declarou, nesta quarta-feira, que a transferência só foi possível devido a agilidade da pasta, que iniciou as providências antes mesmo da decisão judicial, em ação ajuizada pela Defensoria Pública.

Desde que nasceu, em setembro, João Arthur nunca deixou a UTI do Hospital Regional de Arapiraca. Ele apresentou problemas respiratórios e foi diagnosticado com a doença, após exames.

A transferência ocorreu após influenciadores digitais e internautas apelarem junto às autoridades para que João Arthur recebesse a ajuda necessária.


Deixe uma resposta