"Barata, moscas e vidro": alunos denunciam comida do Restaurante Universitário da Ufal

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 15/04/2026

Estudantes denunciam insetos e objetos como vidro e metal em refeições do RU da Ufal — Foto: Reprodução

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) denunciaram a presença de insetos e objetos como cacos de vidro e fios metálicos, em refeições servidas nos Restaurantes Universitários (RUs) da instituição. As ocorrências teriam sido registradas entre março e abril deste ano em diferentes campi do estado.

As denúncias foram reunidas em um dossiê elaborado pelo movimento estudantil independente. Segundo o documento, os problemas foram identificados tanto no almoço quanto no jantar e incluem a presença de moscas, abelhas, patas de barata, além de materiais como plástico, vidro e fio de cobre.

De acordo com o dossiê, os casos não seriam isolados. O material aponta um padrão de falhas sanitárias e risco à saúde dos estudantes. Em um dos relatos, uma aluna afirma ter encontrado patas de barata na marmita. Ao reclamar, diz ter recebido como resposta de um funcionário: “o lixo é do lado da saída”.

Outro estudante relatou ter encontrado um pedaço de fio de cobre dentro do feijão. Há ainda registros de alunos que afirmam ter mordido fragmentos semelhantes a vidro durante a refeição, além de imagens que mostram insetos dentro de pratos como sopa, purê e linguiça.

O documento também reúne fotos que indicariam a presença de uma abelha viva na cuba de alimentos durante a distribuição, além de moscas dentro de preparações já prontas, o que, segundo o movimento, indicaria falhas no controle de pragas e nos processos de preparo.

No dossiê, o movimento pede apuração imediata dos casos, vistoria sanitária, revisão dos processos de preparo dos alimentos, controle de pragas e criação de um canal permanente para denúncias.

O que diz a Ufal

Em nota, a Ufal informou que o dossiê citado não foi entregue oficialmente à gestão da universidade nem à gerência do RU. Segundo a instituição, o material ao qual teve acesso circula de forma extraoficial, o que, de acordo com a universidade, dificulta a verificação da autenticidade das informações e das imagens.

A universidade afirmou ainda que solicitou, por meio do DCE, que as denúncias sejam formalizadas para permitir apuração adequada.

A Ufal informou também que o Restaurante Universitário do Campus A.C. Simões, em Maceió, passou por inspeção da Vigilância Sanitária nesta terça-feira (14). Segundo a instituição, foram registradas apenas observações pontuais, como necessidade de reparos estruturais e melhorias na limpeza e iluminação.

De acordo com a universidade, a inspeção considerou adequadas as condições de conservação e qualidade dos alimentos e não indicou necessidade de interrupção do funcionamento do restaurante.

A gestão reconheceu problemas relacionados a filas e tempo de atendimento e disse que avalia medidas para melhorar o fluxo de usuários.

A Ufal destacou ainda que o RU passa por processo de ampliação e reforma com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Educação), com previsão de conclusão do processo licitatório nos próximos meses.

A universidade afirmou que o restaurante é um equipamento essencial de assistência estudantil e que mantém compromisso com a qualidade do serviço e com o diálogo com a comunidade acadêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap