Imagem: ilustração
Nesta segunda-feira (22), o Banco Central (BC) anunciou que serão realizados ajustes de segurança para pagamentos via Pix. Com a atualização, válida a partir de 1º de novembro, celulares e computadores novos ou não cadastrados poderão fazer transações por Pix de até R$ 200, com limite diário de R$ 1 mil. O BC também decidiu adiar o lançamento da modalidade Pix Automático, que agora está previsto para junho de 2025.
"Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. Isso dificultará a fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha, das pessoas", afirmou o BC.
A nova modalidade estará disponível no dia 16 de junho de 2025 e dará a opção de serem feitas cobranças ou pagamentos recorrentes sem que haja a autenticação de cada transação. Para isso, basta que o usuário realize autorização prévia pelo próprio dispositivo de acesso (celular ou computador), e permita os débitos periódicos de forma automática.
"Para o usuário recebedor, o Pix Automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência", anunciou o BC.
"A redução é esperada pois a operação independe de convênios bilaterais, como ocorre atualmente no débito em conta, e utiliza a infraestrutura já criada para o funcionamento do Pix", completou.