De acordo com a Marine Mind, uma organização para preservação ambiental, a baleia beluga, apelidado de Hvaldimir, suspeita de ser uma "espiã" da Rússia, foi encontrada morta nesse domingo (1) na Noruega.
A baleia havia sido avistada pela primeira vez há cinco anos, em 2019, com uma câmera presa a um arnês com as inscrições "Equipamento de São Petersburgo". A partir disso, surgiu a suspeita de que o animal era uma espécie de espião da Rússia, o que sempre foi negado pelo país.
Uma investigação conduzida pela agência de inteligência doméstica da Noruega avaliou que Hvaldimir provavelmente foi treinado, porque parecia ser acostumado com humanos.
De acordo com a Marine Mind, a causa da morte de Hvaldimir ainda não foi descoberta e o corpo dele passará por uma necrópsia. Ele morreu aos 15 anos — a expectativa de vida para a espécie é de 60 anos.
Nas redes sociais, a Marine Mind prestou homenagem ao animal: "Hvaldimir preencheu a lacuna entre humanos e animais selvagens de uma forma que poucos conseguem. Ele foi especial para muitos, deixando uma marca duradoura em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo".