Aviões militares norte-americanos chegarão 'em breve' à Groenlândia

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 19/01/2026

Moradores da Groenlândia fazem protesto contra os EUA, em 15 de março de 2025 — Foto: Christian Klindt Soelbeck/Ritzau Scanpix/via REUTERS

Aviões do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) devem chegar "em breve" a uma base militar na Groenlândia para realizar "atividades planejadas há muito tempo", informou nesta segunda-feira (19) a organização binacional, formada por Estados Unidos e Canadá.

O anúncio ocorre em meio à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para comprar a Groenlândia, território da Dinamarca no Ártico, considerado estratégico e com grandes reservas de minerais.

"Esta atividade foi coordenada com o reino da Dinamarca e todas as forças de apoio operam com as autorizações diplomáticas necessárias. O governo da Groenlândia também foi informado sobre as atividades previstas", ressaltou o Norad.

Os aviões devem pousar "em breve", na base aérea de Pituffik, no oeste da ilha. "Eles darão suporte a atividades do Norad planejadas há muito tempo, com base na cooperação de defesa duradoura entre os Estados Unidos e o Canadá, e o reino da Dinamarca", informou o Comando.

Procurada pela AFP, a organização não informou quantos aviões serão enviados nem o tipo de atividade.

O Norad destacou que realiza, de forma rotineira, operações em defesa da América do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap