


Uma aeronave da Presidência da República decolou na tarde desta quinta-feira (12), em Brasília, para uma operação de resgate de brasileiros em Gaza. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião tem capacidade para até 40 passageiros.
Esta é a primeira aeronave de uso da Presidência enviada pelo Brasil para a região desde o início da guerra. Até aqui, todos os outros aviões enviados são de uso da FAB e foram buscar brasileiros em Israel.
O avião da Presidência, modelo VC-2, fará uma parada técnica em Cabo Verde. Em seguida, por volta das 11h (horário de Brasília) desta sexta (13), pousará em Roma, na Itália.
A aeronave permanecerá na capital italiana até obter autorização para prosseguir ao Egito. A aeronave é a primeira disponibilizada pelo governo para a repatriação de nacionais que estão na Faixa de Gaza — território palestino na fronteira com o Egito e Israel.
A FAB informou que o acionamento da aeronave ocorreu em "caráter de urgência”.
Em nota divulgada nesta quinta, o Planalto afirmou que tem trabalhado para "reunir toda a documentação dos brasileiros e dos veículos que seriam usados na operação".
A etapa é importante, segundo o governo, para "garantir a segurança do deslocamento até a fronteira e informar autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário em que o ônibus faria esse trajeto".
Gaza tem sido alvo de bombardeios de Israel desde o fim de semana, como reação ao ataque do grupo terrorista Hamas em território israelense.