De acordo com um novo relatório de inteligência obtido pela CNN, autoridades de segurança dos Estados Unidos estão em alerta para possíveis ataques de retaliação contra democratas após a tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump.
A avaliação, preparada em conjunto pelo FBI, Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) e outras agências, incluindo a polícia local em Illinois, descreve diversas possíveis preocupações de segurança em torno da próxima Convenção Nacional Democrata em Chicago, que começa no próximo dia 19.
“O FBI e o DHS continuam preocupados com o potencial de atos de violência subsequentes ou retaliatórios após a tentativa de assassinato de (Trump) em 13 de julho de 2024, especialmente considerando que indivíduos em algumas comunidades online ameaçaram, encorajaram ou fizeram referência a atos de violência em resposta à tentativa de assassinato”, diz a avaliação.
A avaliação de inteligência é comum para grandes aglomerações consideradas eventos especiais de segurança nacional pelo secretário do DHS.
“Não há nenhum relato específico e verificado para indicar uma ameaça à Convenção Nacional Democrata neste momento, mas notamos o risco de que o evento possa ser visto como um alvo. Pedimos ao público que permaneça vigilante e denuncie prontamente atividades suspeitas às autoridades policiais locais.”
A convenção democrata começa em 19 de agosto e deve atrair mais de 50 mil visitantes ao centro de Chicago, incluindo diversas pessoas importantes, como o presidente Joe Biden, a vice-presidente Kamala Harris e vários líderes eleitos em todo o país.