Aumenta o número de acidentes com escorpiões; saiba como se proteger

Aumenta o número de acidentes com escorpiões; saiba como se proteger

Com o clima cada vez mais quente, o número de acidentes com escorpiões tende a aumentar. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios alerta para os cuidados que devem ser adotados para evitar esse tipo de acidente.

Sobre os cuidados para evitar a presença de escorpiões e outros animais peçonhentos, a recomendação da Gerência de Zoonoses e Controle de Vetores é para que não sejam deixados restos de materiais de construção em locais inadequados e evitar entulhos, madeira e lixo nos quintais. Como os escorpiões também costumam viver em esgotos, outra forma de evitá-los é realizando a vedação das partes externas e internas dos imóveis. Também é importante evitar que móveis sejam encostados em paredes (especialmente camas e sofás) e que toalhas e roupas de cama fiquem longe do chão.

Os cuidados devem ser redobrados, principalmente entre as crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa. Esse público é o mais suscetível a sofrer complicações decorrentes do ataque de animais peçonhentos.

“Em casos de picadas de escorpião ou suspeita, pessoas de todas as idades devem procurar, imediatamente, atendimento médico de urgência e emergência para que sejam tomadas as devidas providências”, recomenda o coordenador do setor, o médico veterinário Paulo Wianês.


Deixe uma resposta