Aulas na Ufal devem ser retomadas de forma online no dia 22 de fevereiro

Foto: Reprodução

As aulas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) devem retomar no dia 22 de fevereiro, referente ao calendário acadêmico 2020.1 e 2020.2. As atividades serão online e obrigatórias, diferente do que ocorreu no Período Letivo Excepcional (PLE), que teve caráter facultativo para docentes e discentes.

As aulas na universidade foram interrompidas no dia 16 março por causa da pandemia do novo coronavírus. O reitor Josealdo Tonholo disse que ainda não há condições de retomar as aulas de forma presencial.

“Tenho uma posição muito forte que se coaduna com a opinião dos diretores de unidades e do Conselho Universitário de que não temos estrutura para retorno presencial na Ufal. São 27 mil estudantes e, desses, quase sete mil vêm de outros estados, de uma situação em que a pandemia não está sob controle. Então, toda e qualquer conversa sobre retorno presencial, sem vacina e sem toda a infraestrutura e condições de biossegurança, é muito arriscado. A gente não pode colocar vidas em risco, tanto dos nossos estudantes, quanto dos nossos servidores docentes e técnicos”, disse.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, a proposta está em sintonia com a maioria das instituições federais do país. “Vamos trabalhar o ano letivo 2020 em dois períodos condensados de 15 semanas; retomar (continuar) a maioria das atividades de forma remota e avaliar continuamente o cenário epidemiológico para decidir as próximas etapas”, disse.

Calendário acadêmico

  • 18 a 29 de fevereiro- reabertura de matrícula

  • 22 de fevereiro- retorno das aulas de forma online

  • 26 a 28 de fevereiro- matrículas em disciplinas isoladas


Deixe uma resposta