Atendimentos do Samu a pacientes com Covid têm redução de 66% em 2022

Por: Rádio Sampaio
 / Publicado em 06/04/2022

Atendimentos do Samu a pacientes com Covid têm redução de 66% em 2022

Com o avanço da vacinação, os números da pandemia da Covid-19 estão em queda em todo o país. Como prova disso, no primeiro trimestre deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou uma redução de 66% nos atendimentos a pacientes acometidos pelo novo coronavírus, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Núcleo de Estatística do Samu, de janeiro a março deste ano foram atendidos 621 pacientes, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 1.823 pessoas assistidas. Para efeito de comparação, o primeiro trimestre de 2022 tem índices menores, inclusive, do que o mês de janeiro de 2021, quando 641 pacientes foram socorridos pelo Samu.

Na Central Maceió, que regula ocorrências no Litoral e Zona da Mata alagoana, foram 402 casos registrados este ano. Já na Central Arapiraca, que atende os municípios do Agreste e Sertão, 219 pacientes foram atendidos.

De acordo com o coordenador médico da Central Maceió do Samu Alagoas, Jhonat Silva, a redução nos atendimento a pacientes com a Covid-19 é resultado de medidas efetivas de combate à pandemia. “A vacina com certeza é a nossa principal arma nesta luta, mas o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social sempre se mostraram fundamentais”, explica o coordenador.

Quando acionar o Samu

O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19, o serviço atua também em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O Samu também pode ser acionado para atender casos obstétricos, de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap