Arapiraquense que lutou na 2ª Guerra Mundial é homenageado pelo Exército Brasileiro

Arapiraquense que lutou na 2ª Guerra Mundial é homenageado pelo Exército Brasileiro

O aniversário de 97 anos do ex-combatente José Vieira Gomes foi um dos mais emocionantes de sua longa vida. Nesta segunda-feira (27), dia do seu aniversário, o arapiraquense que atualmente reside em Maceió, teve a grata surpresa de receber em sua residência a visita de oficiais do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, que juntamente com a militares da banda, homenagearam o velho combatente pelos serviços prestados à Força Expedicionária Brasileira contra o Nazifascismo.

No ano de 1942, ao completar 19 anos de idade, o jovem arapiraquense decidiu sevir o Exército em Maceió, onde atuou como armeiro. Posteriormente foi morar em Recife/PE e depois em São José dos Campos/SP, época em que foi iniciada a 2ª Guerra Mundial.

Dias depois seguiu para a Itália, onde permaneceu até o final do confronto, no ano de 1945. No retorno ao Brasil conheceu sua esposa, na cidade mineira de Montes Claros, com a qual casou e reside até hoje. Ambos tiveram dez filhos.

VISITA DOS MILITARES

Visivelmente emocionado e com as mãos trêmulas, o ex-combatente não se esqueceu das formalidades e recebeu os militares batendo continência, uma saudação militar que tem como significado manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares e subordinados.

Durante a visita, Seu José Vieira foi agraciado com uma placa comemorativa pela sua bravura, visto que, de acordo com a Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), apenas 50 dos 25 mil ex-combatentes ainda estão vivos.

Vídeo mostra a emocionante chegada dos militares na casa do ex-combatente:

 

 

Por Adalberto Custódio/Cada Minuto


  • Parabéns ao nosso herói aniversariante. O Brasil será eternamente grato pelos feitos heroicos. Bonito o reconhecimento dos militares.

  • É muito gratificante uma homenagem dessa… Tenho muito orgulho de ter um tio (irmão da minha avó) que também foi um combatente da 2ª guerra mundial… De Palmeira dos índios AL. Hoje reside em Maceió com 101 anos de idade.

Deixe uma resposta