Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) avalia nesta quinta-feira (3) o pedido da Starlink, empresa de Elon Musk, para expandir sua operação no Brasil com o lançamento de mais 7.500 satélites de baixa órbita. Atualmente, a empresa tem permissão para operar 4.408 satélites até 2027.
A tecnologia de satélites de baixa órbita é usada para fornecer internet de alta velocidade, especialmente em regiões remotas. A Anatel solicitou informações técnicas e regulatórias para avaliar impactos da expansão, garantindo segurança dos dados e conformidade com normas nacionais.
A agência destaca que a Starlink foi a primeira grande empresa a operar esse tipo de sistema no Brasil e também a primeira a pedir ampliação. Outras companhias, como a chinesa SpaceSail, já demonstraram interesse no mercado brasileiro, firmando acordo com a Telebras em novembro de 2024.
O regulamento da Anatel exige que os sistemas de satélites coexistam para garantir concorrência e prevê revisão das autorizações caso haja risco à competição no setor.