Alagoas terá verão com altas temperaturas do Sertão ao litoral, diz meteorologia

Alagoas terá verão com altas temperaturas do Sertão ao litoral, diz meteorologia

O verão só começa na próxima terça-feira (21), mas o termômetro já prenuncia temperaturas elevadas para a próxima estação em Alagoas. A meteorologia prevê média de 32graus no litoral, podendo chegar aos 39° no Sertão. As chuvas de maior intensidade são esperadas para o litoral.

“Há duas situações que provocam chuva de verão na região – o vórtice ciclônico de altos níveis (Vcan), caracterizado por circulações horárias provocadas por calor e altas temperaturas, onde o litoral registra bastante chuva, seguida, em alguns casos, de raios e trovões. A outra situação são os CCMs – complexos convectivos de mesoescala –, que também têm como caraterística fundamental a temperatura elevada, seguida de umidade igualmente elevada, principalmente no final da tarde na região”, explica o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) Henrique Mendonça.

Ele lembra que apesar de ter em comum com o litoral as altas temperaturas, o verão no Sertão e Agreste tem predominância de trovoadas. “Já houve ocorrências em Arapiraca, semanas atrás, que têm o mesmo princípio -– umidade e temperatura altas no final da tarde. São situações típicas para esta época do ano”, explica o meteorologista.

Henrique Mendonça ressalta que as chuvas registradas em Maceió nos últimos dias também são típicas do período e não apontam para grandes temporais. “Essas chuvas ocasionais que aconteceram são mais basicamente causadas pela termodinâmica da atmosfera – muito quente durante o dia e no final da noite, madrugada, tem aqueles resfriamentos térmicos e aí acontecem essas chuvas ocasionais, mas nada significativo também. Basicamente é isso que esperamos para este período de verão aqui no Estado de Alagoas”, informa o meteorologista.


Deixe uma resposta